28 de janeiro de 2010
Transportes
Os meninos do Jardim-de-infância de Caminha no âmbito do programa Ecoescolas são responsáveis pelo tema "Transportes".
Depois de muito trabalhado este tema, de sabermos bem os transportes que poluem mais, os que poluem menos e os que não poluem, resolvemos escrever uma carta à Câmara Municipal de Caminha pedindo para colocar na rua da nossa escola em estacionamento para bicicletas. A rua está a ser renovada, por isso, achamos uma ideia excelente para incentivar as pessoas a usarem mais a bicicleta, principalmente dentro de nossa vila.
A carta foi elaborada em pictograma (pequenos desenho) porque nós ainda não sabemos escrever e o envelope é muito grande. Esperamos receber boas notícias e depois prometemos divulgá-las aqui!
Auditoria Ambiental
Os meninos do Jardim-de-infância de Caminha terminaram hoje a auditoria ambiental no âmbito do Programa Ecoescolas. Todos os meninos responderam ao inquérito sobre os projectos relacionados com a protecção do ambiente. Como os meninos são pequeninos estes inquéritos foram elaborados através de debate de grupo e registando-se no quadro as respostas afirmativas e negativas. Também se contabilizou cada resposta e reflectiu-se sobre os resultados. Depois elaborámos um cartaz onde registámos todos os dados.
No dia do Conselho Ecoescolas vamos partilhar com os meninos das restantes turmas, com os professores, com o responsável dos pais, das Sras. auxiliares e da Autarquia esses dados e pensar em conjunto como podemos melhorar.
Depois daremos mais notícias sobre o que se passar nesse dia!
Surpresa!!!
Chegaram finalmente as prendas do Pai Natal! Em Dezembro os meninos do Jardim-de-infância de Caminha foram aos Correios entregar uma carta e pedir uma prenda ao Pai Natal.
Hoje tivemos finalmente a tão esperada surpresa/prenda do Pai Natal. Agora não há dúvida alguma: o Pai Natal existe mesmo e não se esqueceu de ninguém!
A Segurança Rodoviária (continuação do projecto)
Os convites aos pais
Preparação da Entrevista ao pai do Tiago
Os membros do Jardim-de-infância de caminha continuam a trabalhar o tema "Transportes". Agora estão a pesquisar tudo sobre a segurança. Elaborámos convites para os pais que trabalham nesta área (polícias, enfermeiros, guardas republicanos).
Agora estamos a preparar a entrevista porque amanhã vamos receber um Sr. Polícia que é pai de um da nossa sala e temos de aprender muito com ele.
27 de janeiro de 2010
Sinais de Trânsito
Continuamos a trabalhar o tema "Transportes" no âmbito do projecto ecoescolas. Desta vez estivemos a construir os sinais que regulam a circulação dos transportes terrestres, os transportes rodoviários.
Ficámos a perceber como é essencial conhecermos os seu significado para a nossa segurança e para a segurança dos outros.
ança e para a segurança dos outros.
Ficámos a perceber como é essencial conhecermos os seu significado para a nossa segurança e para a segurança dos outros.
ança e para a segurança dos outros.
21 de janeiro de 2010
Cantar as Janeiras
No dia 19 de Janeiro os meninos do JI de Caminha foram cantar as Janeiras à sede do Agrupamento de Escolas Coura e Minho! Foi muito divertido!
20 de janeiro de 2010
Brigadas Amigas do Ambiente
Continuamos a trabalhar o tema “Transportes”. Fizemos o jogo “Amigos do ambiente”. Nesse jogo existiam quatro brigadas do ambiente (Brigada do Ar, Brigada da Terra, Brigada dos Seres Vivos, Brigada da Água).
Depois de formadas as equipas, os seus elementos agarravam um balão que tinha o desenho de um transporte, de seguida corriam para um posto de abastecimento, lá estava um menino que conforme o transporte que levava no balão nos dava uma medalha. Se o veículo fosse não poluente ganhavam uma medalha amarela, mas se o veículo fosse poluente ganhavam um cubo preto.
Na etapa seguinte colocávamos as medalhas e os quadrados no saquinho correspondente à nossa Brigada.
No final do jogo contabilizávamos no quadro as nossas pontuações verificando, em termos matemáticos, qual tinha sido a Brigada mais amiga do ambiente.
Depois de formadas as equipas, os seus elementos agarravam um balão que tinha o desenho de um transporte, de seguida corriam para um posto de abastecimento, lá estava um menino que conforme o transporte que levava no balão nos dava uma medalha. Se o veículo fosse não poluente ganhavam uma medalha amarela, mas se o veículo fosse poluente ganhavam um cubo preto.
Na etapa seguinte colocávamos as medalhas e os quadrados no saquinho correspondente à nossa Brigada.
No final do jogo contabilizávamos no quadro as nossas pontuações verificando, em termos matemáticos, qual tinha sido a Brigada mais amiga do ambiente.
19 de janeiro de 2010
Nino e Nina
O Nino e a Nina estão sempre atentos às brincadeiras do nosso grupo e ouviram falar de um grupo de mosqueteiros.Aproveitaram a ideia e telefonaram-nos e combinaram tudo... Na segunda-feira tivemos uma surpresa muito engraçada. O Nino e a Nina vestiram-se de mosqueteiros (os mosqueteiros de fazer o bem). Apareceu na nossa sala uma caixa com adereços de mosqueteiros. Combinámos que esses adereços seriam utilizados no "responsável" do dia. A partir de hoje a escolha do mosqueteiro Nina e Nino responsável será feita ao fim do dia quando estivermos a fazer a avaliação e o diário do grupo. Sendo assim o melhor é toda a gente se portar bem para ser escolhido para o dia seguinte.
Segurança Rodoviária
No âmbito do projecto Ecoescolas começamos a trabalhar o tema "Os Transportes". Inicialmente fizemos a sua separação consoante as suas características: Marítimos/Terrestres/Aéreos. Seleccionámos imagens em revistas para efectuarmos este trabalho. Pintámos as palavras que identificavam cada grupo de transportes.
Seguidamente construímos um jogo do Domínio da Matemática formando conjuntos e identificando as quantidades. Ouvimos, ainda, a educadora a contar uma história em que o Nino e a Nina nos ensinavam as regras de Segurança Rodoviária
Seguidamente construímos um jogo do Domínio da Matemática formando conjuntos e identificando as quantidades. Ouvimos, ainda, a educadora a contar uma história em que o Nino e a Nina nos ensinavam as regras de Segurança Rodoviária
13 de janeiro de 2010
O Cuquedo
A coordenadora das bibliotecas escolares, Eduarda Silva, veio à nossa sala contar a história "o Cuquedo".
Os meninos acharam a história muito interessante. Esta história tinha uma fase que se repetia constantemente "ALTO LÁ". É uma história de repetição em que se vão acrescentando elementos ao longo da história aos mencionados anteriormente, neste caso animais.
No final os meninos descobriram que o Cuquedo é um animal muito assustador que prega sustos a quem estiver parado no memo lugar, no entanto, nem ele sabia que como bichinho tão pequenino conseguia que os grandes tivessem medo dele. A história acaba com o Cuquedo a pregar um grande susto a animais muito maiores que ele.
Com base na história trabalhamos a área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita elaborando um cartaz muito lúdico onde as crianças brincam com as palavras da história trocando as letras; fizemos o levantamento de qualidades (adjectivos) do Cuquedo que vão trocando na frase " O Cuquedo é ...".
Aprendemos a fazer a divisão silábica das palavras quando as partimos aos "bocadinhos" e decorámos um cartaz com padrões geométricos repetindo as cores do padrão trabalhando desta forma o Domínio da Matemática.
Esta história não pára por aqui.
Como podem verificar agora estamos a separar os animais da história por conjuntos e identificar a sua quantidade colocando o algarismo correspondente.