13 de janeiro de 2010

O Cuquedo


A coordenadora das bibliotecas escolares, Eduarda Silva, veio à nossa sala contar a história "o Cuquedo".
Os meninos acharam a história muito interessante. Esta história tinha uma fase que se repetia constantemente "ALTO LÁ". É uma história de repetição em que se vão acrescentando elementos ao longo da história aos mencionados anteriormente, neste caso animais.
No final os meninos descobriram que o Cuquedo é um animal muito assustador que prega sustos a quem estiver parado no memo lugar, no entanto, nem ele sabia que como bichinho tão pequenino conseguia que os grandes tivessem medo dele. A história acaba com o Cuquedo a pregar um grande susto a animais muito maiores que ele.
Com base na história trabalhamos a área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita elaborando um cartaz muito lúdico onde as crianças brincam com as palavras da história trocando as letras; fizemos o levantamento de qualidades (adjectivos) do Cuquedo que vão trocando na frase " O Cuquedo é ...".
Aprendemos a fazer a divisão silábica das palavras quando as partimos aos "bocadinhos" e decorámos um cartaz com padrões geométricos repetindo as cores do padrão trabalhando desta forma o Domínio da Matemática.
Esta história não pára por aqui.
Como podem verificar agora estamos a separar os animais da história por conjuntos e identificar a sua quantidade colocando o algarismo correspondente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Despertar Estrelas. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree